Todos os governos que foram eleitos após a redemocratização tentaram reformar a Previdência Social com a alegação de que ela é deficitária e a qualquer momento pode explodir. O atual, tendo à frente, Michel Temer, vem agora como uma avalanche a atacar os direitos dos aposentados e dos trabalhadores. A proposta de emenda à Constituição (PEC 287/2016) tramita na Câmara dos Deputados e já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça.
Em Porto Seguro sindicatos se mobilizaram em pró da não aprovação da PEC 287/2016. Ainda na ultima quarta feira 15/2017 CUT, SINDIBANCÁRIOS E APLB SINDICATO realizaram uma palestra aberta a toda comunidade do município para discutir o assunto que não deixa de ser interesse do todos. Foi convidado para palestra a Sra. Ana Georgina Silva, que abriu discussão sobre o assunto, muito bem debatido, de casa cheia o Centro Cultural onde houve a palestra ficou pequeno para o total de pessoas, que queria se enriquecer de conhecimento sobre a PEC maléfica que o governo Temer quer aprovar.
Em sua palavras Ana Georgina explicou que há dois objetivos nesta reforma. Primeiro é o da retirada de direitos dos trabalhadores, enrijecendo as regras para a concessão de aposentadorias, aumentando a idade mínima para 65 anos, desvinculando a correção dos benefíciosprevidenciários do salário-mínimo e do crescimento do PIB. A reforma vai prejudicar a todos os aposentados, os trabalhadores da ativa e aqueles que se preparam para entrar no mercado de trabalho. O segundo objetivo é para beneficiar o sistema financeiro e os bancos. A estratégia é desmoralizar a previdência pública brasileira para fortalecer a previdência privada.
Em vez de buscar soluções para o crescimento econômico, como uma efetiva e verdadeira reforma tributária, a revisão do pacto federativo, o estabelecimento de taxas de juros que estimulem o mercado sem empobrecer a população, a valorização do salário mínimo, a cobrança de sonegação de impostos, que hoje ultrapassa a casa de 1 trilhão de reais, o governo do presidente Temer, infelizmente, ataca o seguro social dos brasileiros.
![]() |
Adicionar legenda |
Não precisamos reformar a previdência. Os trabalhadores e o povo brasileiro não merecem pagar o pato pelo descaso dos governantes. A incompetência, a disputa do poder pelo poder, a ganância da corrupção, a falta de vergonha na cara de quem governa, independentemente de partido político, a apropriação do Estado por grupos como fosse um bem privado, leva, sem dúvida alguma, qualquer país do mundo ao fundo do poço.
Faz-se necessário uma grande mobilização com a realização de congressos estaduais, objetivando a criação de uma frente ampla nacional e a coleta de assinaturas para a apresentação de uma emenda popular contra esta reforma.
Texto e Fotos : Xará
Nenhum comentário:
Postar um comentário